Estação de gripes e resfriados, um bom negócio?

Quando trabalhava no Walmart na área de Farmácias, poucos sabem, mas a empresa figurava entre as 50 maiores redes de farmácias no Brasil com quase 500 unidades.

Em nosso planejamento de abastecimento para a sazonalidade de gripes e resfriados, acompanhávamos um relatório chamado FAN Reports, produzido na pela empresa SDI e que fora adquirida pelo IQVIA. Tal indicador nos permitia planejar nossas iniciativas com semanas de antecedência e prever qual tipo de doença se manifestaria em determinada região e com qual intensidade e o número de pessoas afetadas por tipo de doença respiratória. Infelizmente, o indicador foi descontinuado, mas aprendemos que é fundamental fazer o exercício e pensar nesta sazonalidade com muita antecedência e com a participação de todas as áreas da empresa, afinal, esta sazonalidade é muito importante para o segmento.

Segue aqui algumas dicas para você pensar com sua equipe:

  • Busque internamente quais foram as ações desenvolvidas pela sua rede ou farmácia na sazonalidade passada e os resultados obtidos, ter uma base para iniciar o planejamento e olhar para este tipo de informação é muito importante;
  • Se você possui acesso ao IQVIA, verifique quais categorias e itens performaram bem na sua região e compare com sua própria performance;
  • Se você não possui acesso ao IQVIA, busque essa informação com os distribuidores que atendem a área de atuação de sua farmácia e não deixe de analisar seus dados internos e de seu CRM;
  • Analise seu sortimento e garanta que sua loja está apta a atender as necessidades de seus clientes antes e durante a sazonalidade e que seu estoque estará abastecido para o período;
  • Prepare-se com categorias que podem compor a cesta de seu cliente e aumentar o ticket médio da sua farmácia: vitaminas e suplementos, Própolis Verde, Vitamina C, Vitamina C com Própolis, dentre outras;
  • Treine sua equipe para que não façam empurroterapia que além de ser proibida, prejudica a imagem da sua farmácia e o seu relacionamento com o cliente. O ideal é que sua equipe seja treinada para pensar nas necessidades que seu cliente pode ter e antevê-las, fazendo suas vendas aumentarem e fidelizando seus clientes;
  • Analise o CRM de sua empresa e faça campanhas personalizadas para seus clientes, são mais efetivas e de menor custo do que os descontos massivos e não direcionados;
  • Não menos importante, comunique a estratégia para sua equipe, todos na farmácia precisam estar treinados e preparados para atender os clientes e entender a estratégia da empresa para esta importante sazonalidade.

Encerro, enfatizando que é de suma importância para o sucesso de vendas anual da sua farmácia estar preparado para a sazonalidade de gripes e resfriados, as farmácias possuem um papel relevante no sistema de saúde brasileiro e os farmacêuticos desempenham papel fundamental na promoção de saúde e cuidado da população.

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