Conhecer o mercado é fundamental para o sucesso de qualquer boa empresa, seja ela um pequeno comércio da região ou uma grande multinacional em processo de expansão.
De fato, essa atividade é extremamente importante para que o empresário em questão tenha uma noção maior sobre os caminhos e planejamentos que ele traçou tanto para os seus produtos quanto para os seus clientes em potencial. Mas quem realmente é o protagonista nessa tarefa é o profissional especializado em análise de mercado e inteligência comercial.
O perfil de um analista comercial é muito variado, mas o filtro central que o define é a prática de análise de vendas, análise de estoques, sugestões de compras, inserção de pedidos no sistema, acompanhamento do faturamento, expedição, agendamento e entrega dos produtos, acompanhamento de excesso de estoques, criação de dashbords e muito mais.
Todas essas análises citadas acima não são produzidas de maneira ampla pelo profissional, e sim por meio de um intenso estudo sobre as particularidades individuais que definem a empresa em específico. Se é levado em conta, principalmente, o contexto atual do mercado e do negócio, a jornada do cliente, a persona e as necessidades e objetivos que desejam ser conquistados.
O mais enriquecedor dessa área comercial é a sua pluralidade no que diz respeito a esses profissionais. Por se tratar de um nicho de mercado em que não existe uma formação acadêmica mais abrangente, existem diversos perfis de profissionais que se adequam a todas as situações que os forem impostas, tendo em vista que essas pessoas apresentam um perfil versátil que consegue transitar entre indústrias diferentes. Formados em marketing, economia, administração e outros cursos, um profissional de Inteligência Comercial consegue entregar para os seus clientes as informações necessárias sobre a situação real e atual daqueles que contrataram os seus serviços.
Por fim, é importante salientar que essa profissão se faz extremamente necessária e que sem ela provavelmente muitas empresas grandes, que estão espalhadas pelo mundo, não conseguiriam estar onde estão hoje sem a análise ponderada daqueles que trabalham com essas informações. Isso se dá porque é preciso um olhar estratégico sobre todo o processo que envolve a empresa, seja na hora das vendas ou na conquista dos clientes. Esses profissionais estão sempre passos à frente do restante, pois precisam prever futuros acontecimentos para que, dessa maneira, o sucesso da empresa se mantenha e cresça cada vez mais.