Nesses últimos meses temos falado constantemente sobre Trade Marketing, Datas Comemorativas, Calendário Sazonal, Ponto de Venda e Canais de Comunicação, mas vale ressaltar o conceito real de Trade Marketing que as empresas falam constantemente e praticam.
Se destrincharmos as duas palavras podemos levantar dois termos:
- Trade – Por sua tradução livre podemos dizer que trade é o processo de compra e venda de mercadorias entre pessoas ou empresas, por isso “troca”. Porém, quando aplicado a área do marketing atribui-se à alta demanda por determinado produto em redes atacadistas, varejistas ou distribuidores, pois trata-se de uma cadeia de processos.
- Marketing – Nos dicionários a tradução remete à “comercialização” ou “mercadologia”. Entretanto, segundo o considerado pai do marketing, Philip Kotler o marketing comtempla a satisfação das necessidades dos consumidores de forma especifica, levando em consideração suas particularidades e individualidades. É fato que o estudo em marketing engloba inúmeras outras disciplinas e aplicações superficialmente, mas isso se trata da mania do marketing em olhar de forma ampla para todos os departamentos de uma empresa focando na realização do cliente, seja ela qual for, assim como diz a Pirâmide de Maslow quanto aos tipos de satisfação a) Fisiológica b) Segurança c) Social d) Estima e) Auto realização. Cada uma dessas necessidades são relativas à tipos de clientes, pois dependendo de sua situação ou particularidade um desses níveis vem a calhar, por esse motivo é importante estar atento à todos os tipo de consumidores, suas necessidades em específico, bem como seus desejos para mais do que supri-los, superá-los e promover a sensação de realização ao cliente, que com certeza retornará a empresa ou pelo menos indicará. Claro que não é uma tarefa simples, mas o setor do marketing existe para isso, pesquisar, estudar, planejar e colocar para funcionar todas as estratégias previamente pensadas.
Já no conceito geral, podemos dizer que o Trade Marketing remete-se às atividades realizadas de empresa para empresas ou como conhecemos hoje B2B (Business to Business), sendo essas atuantes na área de comércio atacadista, varejista ou distribuidoras. De forma indireta é necessário focar no consumidor final, no entanto, essa não é a principal tarefa do Trade Marketing e sim focar nos processos dos canais de distribuição eficientes atrelados às estratégias para satisfazer os clientes no momento da procura, ou seja, estratégias para facilitar a vinda dos consumidores à empresa. Focando em atrair o Shopper (comprador) à empresa de forma expansiva, basta facilitar e aperfeiçoar os processos das empresas em distribuir e manter no mercado os produtos fornecidos de forma rápida, aumentando exponencialmente as vendas dos comércios varejistas e toda a rede por trás desses processos. Isso, a A.S Business sabe fazer muito bem, atrair consumidores para as empresas, facilitado sua procura e compra nos comércios. Conheça mais da represente comercial que é referência no mercado.