Dia do cliente no ritmo do comércio varejista

Em 15 de Setembro é comemorado o Dia do Cliente e além de parabenizar, nós da A.S Business trouxemos um post especial e diferenciado em homenagem aos nossos clientes. Viemos demostrar como sem eles, nós, não executaríamos nem 10% do planejado, nem executaríamos as atividades pensamos em todos os processos colocando o consumidor em primeiro lugar.

Já parou para pensar como os avanços tecnológicos facilitaram a vida não só das empresas, mas também dos consumidores? A grande verdade é que, diferente do que algumas pessoas costumam pensar, nem todas as estratégias são criadas inteiramente para beneficiar as empresas, muitas vezes são pensadas no benefício ao cliente, em sua interação, facilidade de compra e economia de tempo. A boa gestão dos processos, faz com que haja melhoria em cada etapa dos procedimentos internos empresariais, dessa forma, a experiencia do consumidor também é melhorada, pois a empresa tem mais tempo de focar na sensação do cliente pela empresa, e não fica presa nas burocracias empresariais.

É um fato que, o Dia do Cliente foi criado para estreitar as relações entre empresa e cliente no mês de setembro, pois havia um baixo nível de demanda no comércio, então, as grandes mentes do marketing desenvolveram estratégias de incentivo ao consumo nessa época do ano. Até hoje vemos que, muitas empresas desenvolvem campanhas, promoções e ofertas direcionadas aos seus clientes nesta data como forma de impulsionar o consumo. Obviamente, quem lê dessa forma pensa: “Nossa! Mais uma forma da indústria de arrancar dinheiro da gente!” Na verdade, a compra realmente é incentivada, mas o cliente deve levar em consideração a imensidão de benefícios que ele tem no período, tendo em vista as promoções veiculadas, como os famosos: “Compre 1, Leve 2”; “Na compra de 500ml, você leva mais 250ml”; “Cadastre no site e concorra a …”; entre outras infinidades de propostas criativas. Como citado diversas vezes nas antigas postagens, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para as empresas, em contraposto, são grandes oportunidades também para os consumidores, que podem aproveitar das ofertas e se beneficiar nessa data em específico.

Como representamos empresas que necessitam de um apoio frente ao comércio varejista, devemos sempre nos atentar com relação a experiência do nosso cliente no momento da compra, por isso sempre comentamos sobre estratégias no ponto de venda, técnicas de varejo, multicanais e abordagem aos consumidores. Aqui, deixamos uma dica para as empresas que atendem o varejo: Não deixe para última hora! Se você pretende desenvolver alguma estratégia para seu consumidor vir ao ponto de venda, isso deve ser pensado com antecedência, de forma que ligue cada ação ao objetivo final, assim a estratégia fica amarrada e tem maior chance de acerto. Além disso, transforme essa ação em algo especial. Por mais que pareça fácil falar e difícil de fazer, esse “especial” que estamos dizendo, refere-se a algo inovador, pois o objetivo do dia do cliente é estreitar o relacionamento cliente-empresa em uma data especifica, portanto aproveite a chance para conhecer seu cliente, entender seus gostos, desejos e necessidades.

Claro que, as estratégias bem elaboradas podem trazer novas chances de negócio com outros clientes, mas é importante se precaver para que todas as ações tomadas nesse dia, sejam alinhadas de forma correta e evite muita precisão aos procedimentos, para que assim, os vendedores ou quem quer que esteja responsável por essas tarefas, consiga sentir a demanda e o consumidor, identificando pontos que poderão ser melhorados e desenvolvidos daqui para frente. Que seja dito! O dia do cliente não precisa ser necessariamente chance de vender mais, pode ser uma forma da empresa de ter um tempo mais próximo com o público, recebendo mesmo que indiretamente, seu feedback.

Com a A.S Business todo dia é dia do cliente, porque sempre projetamos nossos serviços pensando no benefício ao consumido, na sua experiência e em prol da facilidade e usabilidade dos produtos no dia a dia. Esperamos estar cumprindo com nossa missão como empresa e levando excelentes oportunidades de mercado ao nosso público. Para desenvolver novas estratégias, conte conosco. Estamos sempre atentos para te auxiliar. Feliz Dia do Cliente!

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