O estudo de mercado possibilita compreender aspectos quantitativos e qualitativos do nicho que você pretende atuar ou já está atuando.
Ele funcionará como um guia para determinar a eficiência das suas campanhas publicitárias e campanhas de marketing.
Esse tipo de estudo é muito importante para os negócios, pois a partir dele é que se conhece:
- O público-alvo (Persona);
- Os concorrentes;
- Os principais comportamentos de compra dos consumidores;
- Os principais segmentos do nicho.
Assim, por meio do estudo de mercado, é possível ter uma visão holística do nicho desejado e criar estratégias de ação para o negócio.
No entanto, para alcançar esse resultado, é necessário fazer um estudo de mercado de forma adequada e com alta qualidade.
Neste post, você entenderá quais são os principais tipos de pesquisa de mercado existentes e alguns passos que devem ser tomados para realizar um estudo de mercado relevante e assertivo.
Vamos lá? Conheça os principais tipos de pesquisa de mercado
Uma pesquisa de mercado consiste no esforço organizado para coletar informações sobre nichos e consumidores específicos.
Geralmente esse tipo de pesquisa é feito utilizando métodos e técnicas estatísticas para que as informações obtidas possam subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o negócio.
Existem várias classificações para as pesquisas de mercado. Uma das classificações existentes divide esse tipo de pesquisa em:
- Pesquisa de oportunidade: venda, produto e mercado;
- Pesquisa do esforço de vendas: organização de vendas, vias de distribuição e propaganda.
Outra classificação divide a pesquisa de mercado em 3 diferentes subtipos.
O 1º deles é a pesquisa exploratória, que possui como objetivo descobrir novas tendências.
Já o 2º subtipo é a pesquisa descritiva, que tem como finalidade descrever as características de determinada situação.
O 3º subtipo, a pesquisa experimental, destina-se a testar hipóteses específicas sobre determinado aspecto do mercado.
Uma metodologia de pesquisa de satisfação que é muito utilizada no mundo é a Pesquisa de Mercado de Net Promoter Score (NPS). Nesse método de pesquisa, os consumidores respondem a seguinte pergunta: “quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo, em uma escala de 0 a 10?”.
Os entrevistados que dão notas 9 e 10 são considerados promotores da marca; os que dão notas 7 e 8 são neutros; já aqueles que dão notas igual ou menor do que 6 são considerados detratores da marca.
Outro exemplo de pesquisa de mercado é fazer um teste de nome para novos produtos e serviços, pois escolher o nome para um novo empreendimento não é tarefa fácil e tem grande impacto para o negócio.
Por meio desse tipo de pesquisa é possível verificar se as pessoas gostam ou não da sonoridade de um nome. Pode-se também avaliar se o nome remete à ideia de um produto mais barato ou caro, além de possibilitar a avaliação da intenção de compra dos entrevistados.
Um tipo de pesquisa exploratória que pode gerar insights interessantes é a pesquisa de mercado de hábitos de consumo focada nas redes sociais. A partir desse tipo de pesquisa, é possível saber qual é a rede social mais adequada para a marca estar presente, levando-se em consideração os hábitos e o perfil do público-alvo.
Portanto, existem diversos tipos de pesquisa de mercado, e o formato mais apropriado para ser utilizado vai depender da demanda da empresa.