A comparação é algo totalmente natural. Ela é a base para avaliarmos o valor daquilo que estamos fazendo. Por conta disso, diversos empresários fazem uso de uma técnica para monitorar a concorrência e, dessa forma, comparar os resultados a fim de melhorar a eficiência do serviço ou dos produtos oferecidos no mercado. Estamos nos referindo então ao Benchmarking.
Por meio dessa análise estratégica, as melhores práticas e modelos do comércio são tanto estudadas como incorporadas pelos negócios concorrentes para que eles possam gerar mais lucro e produtividade. Além disso,o Benchmarking não possui uma maneira única para ser executado, podendo ser realizado por meio de Pesquisas de campo, ou seja, através de dados que as empresas deixam em seus Artigos e Blogposts, mas também por Visitas ou Eventos programados.
E não pense que essa prática é atual, tendo sido introduzida pela Xerox, a qual foi a pioneira na utilização dessa técnica ao desmontar os equipamentos da Nashua e da Canon, as suas concorrentes na época. A fabricante norte-americana fazia isso com o propósito de descobrir as estratégias utilizadas nos produtos adversários que eram vendidos a preços inferiores aos seus.
Conhecida também como engenharia-reversa, essa técnica é muito importante para descobrir as práticas de sucesso que as empresas detêm, além de receber novas referências de empresas do mesmo segmento que o seu.