Em nossa trajetória, conectando indústrias de médio porte com redes varejistas, ainda verificamos que o feeling dos líderes, que tem guiado estas organizações até aqui, e que sem dúvida tem seu mérito, já não é o suficiente, portanto implantar o BI – Business Intelligence é fundamental.
Um dos primeiros paradigmas que temos que quebrar, se trata sobre a necessidade de altos investimentos em tecnologia e sistemas, portanto é importante esclarecer que com ferramentas simples, que muitas vezes já estão disponíveis nos pacotes office, como um simples excel, já pode-se obter muitos benefícios.
O segundo ponto, é sobre a necessidade de pessoas especializadas, outro mito que esclarecemos, qualquer pessoa que trabalhe com análise de informação, tenha algum conhecimento em excel, pode ser nosso ponto de contato, basta que disponibilize os dados do sistema de gestão de uma forma organizada.
Daí em diante, entram dúvidas em relação a extração dos dados dos sistemas que possuem e que normalmente, geram todos os dados necessários. O importante é apenas definir o que se quer analisar.
Comum encontrarmos equipes de vendas de indústrias, sem qualquer informação, sentadas à frente dos seus parceiros varejistas em negociações importantes. Ressaltamos que por meio de análises simples como evolução do número de unidades vendidas, custos dos produtos, rentabilidade, impacto das despesas envolvidas com embalagem, logística, comunicação ou mesmo despesas financeiras já trariam uma visão muito ampla e que poderiam gerar diversas iniciativas a serem apresentadas aos varejistas visando melhoria dos resultados.
Análises um pouco mais detalhadas sobre percentual de pedidos atendidos, rentabilidade por categoria ou por unidade de negócio, evolução das vendas por cliente, por equipe de venda, por região, etc. trazem uma visão ampla da evolução da empresa e podem facilitar muito a negociação com os varejistas.
Do outro lado, o varejo, se divide em duas situações, a primeira relacionada às grandes redes, que possuem equipes especializadas e nos solicitam que apoiemos estas indústrias no entendimento dos relatório gerados. Isto ocorre pois, como já relatei, as equipes de venda dos seus fornecedores, além de não possuírem informações, não estão estruturadas para entender como seu produto pode performar melhor nas gôndolas.
Na segunda situação, o varejo de médio porte, que tem um nível avançado de informação, dada a natureza do seu negócio, mas não tem um direcionamento do que exatamente fazer com elas. São inúmeros os casos onde a implantação do BI traz resultados surpreendentes em ganhos de rentabilidade e eficiência operacional.
Para concluir, reforço que o BI precisa ser encarado como um divisor de águas entre tudo aquilo que se fez até hoje, e aquilo que as organizações precisam fazer para passar para atingir um próximo patamar.
Marcelo Caminha – Head de BI da AS Business