Escrevo este artigo para desmistificar que o conceito de inteligência de negócios ou BI (sigla em inglês) serve apenas para grandes corporações, pois é possível implementá-la em pequenas e médias empresas, pois requer investimentos baixos e não é algo complexo que exige uma grande equipe ou ferramentas de tecnologia avançadas. Na verdade, o maior obstáculo é a visão da liderança que acredita que se tratam de esforços desnecessários sem ter real conhecimento dos benefícios que podem obter.
Mas afinal de contas, o que é o BI ? Muito simples, nada mais do que revelar informações para a tomada de decisões estratégicas analisando dados históricos e atuais e apresentando as descobertas em formatos visuais simples, que podem ser tabelas ou gráficos. Como exemplos menciono alguns, resultados de vendas por mês e por categoria de produto, por loja, produtividade por membro da equipe de vendas, rentabilidade por tipo de produto e por aí vai.
O fato é que o modelo de negócios que trouxe bons resultados para as empresas até hoje, não é mais suficiente para levá-las ao próximo patamar exigido pelo cenário atual. Neste contexto, é essencial que os médios empresários tenham consciência da importância de terem informações rápidas e atualizadas sobre seus negócios e, portanto, saibam como interpretar seus resultados e possam responder questões sobre as análises do negócio que evoluíram com o tempo.
Poderosas ferramentas simples como bases de dados em SQL e Power BI, revolucionaram o mercado e permitem, que de forma barata e simples sejam geradas informações essenciais de forma rápida e assertiva.
Há quatro etapas principais que o BI segue para transformar dados brutos em informações fáceis de digerir por toda organização. A primeira é a coleta de dados que pode ser feita pelo próprio sistema interno que a empresa já possui, a segunda etapa é a análise destas informações, a terceira é a visualização de dados e a quarta e última a tomada de decisão.
Por fim, afirmo que a implantação do BI, revoluciona as médias empresas, que deixam de realizar as análises manualmente, economizando tempo e esforço da equipe para concentrá-la na análise dos resultados e na criação e implementação de iniciativas que melhorem os resultados das empresas, bastando para isso que a liderança acredite e busque apoio de profissionais capacitados.
Marcelo Caminha – Head de BI da AS Business