Para algumas pessoas, problemas são apenas problemas, mas para pessoas visionárias problema é sinônimo de oportunidade. No comércio varejista, uma data comemorativa é sem dúvida a oportunidade de criar uma promoção ou campanha, seja ela objetivada ao posicionamento da marca ou queima de estoque, depende, mas a estratégia de marketing sempre visará o retorno financeiro. Aliás, da mesma forma que um saco vazio não para em pé, uma empresa não se mantém no mercado se não obtiver lucro.
Quando tratamos de mercado varejista, podemos dizer que estar atento às efemérides (datas comemorativas), é ponto chave para o sucesso. A rotina do shopper permanece, portanto, o comprador de determinado produto ou serviço continua a desempenhar suas tarefas diariamente. Não que este, seja necessariamente o consumidor do produto ou serviço, entretanto, ele se planeja para executar tal tarefa, como um pai que compra leite para seu filho. As empresas, por sua vez, devem estar preparadas para atender a demanda desse público.
A demanda de um público, é atrelada ao quanto a marca está presente no cotidiano no mesmo. Quesitos além da qualidade e atendimento, estão, visibilidade, estratégias e planejamento, desenvolvidos em prol de superar as expectativas e atender a demanda do interessado.
Ocorrendo um desencontro no ponto de equilíbrio entre demanda e oferta, uma das partes ficará insatisfeita, interferindo no processo de compra e venda. A má impressão sobre uma marca, pode causar danos inimagináveis, pois o consumidor insatisfeito, será um disseminador de informações negativas a respeito da empresa, difamando proporcionalmente como um telefone sem fio, de cliente em cliente. Portanto, o posicionamento de uma marca no mercado deve ser claro e objetivo, todos os stakeholders devem conhecer e compreender a cultura organizacional, para que dessa forma, não haja ruídos de comunicação.
Todo o contexto aqui criado, tem como objetivo esclarecer a razão pelo qual, uma empresa deve desenvolver um prévio planejamento sazonal das datas comemorativas, porque dessa forma pode projetar suas campanhas com longos, médios e curtos prazos bem desenvolvidos e flexíveis. Com um planejamento elaborado corretamente e seguindo os prazos, toda a companhia estará alinhada aos projetos impondo as necessidades estratégicas, táticas e operacionais.
O tempo pode ser seu maior inimigo com relação aos prazos, ou você, empresa, pode fazer dele seu aliado, sabendo administrar o espaço útil previsto para realizar as tarefas. Assim sendo, todos seguirão o plano e acima de tudo, respeitando o tempo necessário para empenhar as tarefas com a devida qualidade, flexibilizando o tempo para alteração, visando ser referência no seguimento, não pelo preço inferior, mas pela qualidade superior aos demais concorrentes. Se todo o sistema anteriormente citado, ocorrer conforme pensado, as datas serão cumpridas e aproveitadas seguindo o ritmo do mercado.
Afinal, qual a relação entre datas comemorativas e o que foi dito sobre projeção e prazos? Supondo que sua empresa é uma filial no ramo de chocolatarias, e você tem interesse em desenvolver uma campanha para divulgar seus produtos. Qual o dia ideal para viabilizar a campanha? Bem, a primeira pergunta que você deve fazer é: quem é o meu público nessa campanha? Quem minha campanha deve atingir? Claro, podemos expandir os horizontes tratando-se de chocolates, mas por necessitarmos de uma data específica para disponibilizar a campanha, podemos destacar que, chocolate é algo doce e que geralmente segue uma linha de beleza gastronômica, onde maior parte do tempo, vem acompanhado de flores e muito romance. Portanto, uma data estratégica para a campanha da sua empresa, seria o Dia dos Namorados, onde o shopper, nesse caso, a pessoa que compra o chocolate para dar de presente, é o namorado ou namorada.
Certo, a data e campanha foi decidida, mas você, como empresa, não pode deixar para pensar nas estratégias de comunicação no dia em que ela será veiculada. Isso, requer planejamento e deve ser decidido com antecedência, para que no dia, a única tarefa executada seja o disparo e veiculação da campanha.