Se você quer abrir uma empresa de sucesso do zero mas tem medo de se endividar, venha conferir o nosso conteúdo de hoje!
Infelizmente, muitas pessoas acabam desistindo do sonho de abrir um negócio próprio porque se desanimam com a palavra “Dívida”. Mas você sabe o que ela realmente significa? Além disso, quando se decide começar um projeto, será que você estará endividado ou inadimplente? Para que você possa compreender melhor, vamos primeiramente apontar um fato: todo inadimplente está endividado, mas nem todo endividado é, necessariamente, um inadimplente. Ficou confuso? Calma, pois é bem simples e nós iremos te explicar!
Quando você não consegue honrar um compromisso financeiro, ou seja, existe uma incapacidade de pagar as suas contas seja em qualquer financiamento, então você está em estado de inadimplência. Existem atualmente no Brasil cerca de 62 milhões de brasileiros que se encontram em uma situação de descontrole em relação às suas próprias dívidas. É por isso que, lá no começo, afirmamos que todo inadimplente está endividado, já que as dívidas são cada vez mais acumuladas, o que torna difícil a efetivação de seu pagamento.
Agora, estar endividamento é uma situação completamente diferente. Quando uma dívida é bem planejada, na qual tanto os parcelamentos quanto o prazo de pagamento estão sendo respeitados, você não se encontra em estado de inadimplência, e sim de endividado. Estar endividado não é necessariamente algo ruim e pejorativo. Significa, antes de tudo, o ato de estar em um processo de quitação da própria dívida através de parcelamentos pré-estabelecidos por alguém.
Para resumir: a inadimplência ocorre quando acontece um endividamento descontrolado, no qual na maioria das vezes o indivíduo não encontra uma saída rápida para se livrar desse déficit. Já o endividamento representa uma situação mais segura e estável, mas caso isso não seja controlado pode acabar levando à situação anterior.
Para evitar uma situação de descontrole, sempre se certifique de conversar com o gerente do seu banco! Agora, no caso de você abrir um negócio, contrate os serviços de uma empresa de Assessoria, Consultoria e Inteligência Comercial como a AS, já que o seu principal objetivo é ajudar a desenvolver a sua marca própria com um planejamento completo e estratégias de Trade Marketing que facilitarão a sua entrada no mercado!