Novas Estratégias do mercado varejista

O início da primavera está chegando e com ela novas estratégias, especialmente para o comércio varejista. Constantemente, falamos sobre o mercado de varejo e suas necessidades para atender seu público, mas vale ressaltar que, sempre há oportunidades de inovar nesse ramo, buscando reconhecer seus potenciais estratégicos. Separamos aqui, 6 ações que se bem elaboradas podem trazer sucesso à sua empresa, principalmente no ponto de venda.

  • Mantenha um bom relacionamento com seu fornecedor: Quando tratamos de comércio varejista, é importante ter um bom relacionamento com seu fornecedor para ter acesso às informações relativas ao produto, tais como lote, quantidade, frete, periodicidade máxima em estoque, validade, entre outras. Além dos dados que o fornecedor pode agregar, é interessante manter uma relação de confiança para gerir os processos de forma eficiente e transparente.
  • Bom atendimento: Não vale de nada elaborar estratégias mirabolantes, se o cliente ao entrar na loja é mal recepcionado. Já ouvimos diversos casos onde um consumidor entra na loja e sai sem nem mesmo ter sido abordado pelo vendedor, entre outros relatos impressionantes que na teoria nem se ouve falar, isso porque é mais fácil idealizar o sonho, do que colocar em prática as pequenas ações. Deve haver foco e direcionamento para manter a estratégia em funcionamento sem falha, mantendo as pequenas ações em dia. Claro que, todos os colaboradores devem estar alinhados às estratégias elaboradas e se preciso for, podem ser treinados para saber lidar com o cliente no momento da compra. O funcionário que aborda o consumidor tem a missão de encanta-lo, e mostrar pra ele que a empresa entrega mais do que produtos, também soluções.
  • Layout do interior da loja: De origem inglesa, a palavra layout significa plano, arranjo, esquema ou projeto, isso no âmbito do design gráfico, onde é atribuído também como rascunho de uma estrutura seja física ou digital. Nesse caso, estamos falando do interior da loja, pois também existe layout estratégico para atrair atenção e alcance do público. Afinal, ninguém gosta de estrar numa loja e se sentir perdido no meio de tanta bagunça. Organização e limpeza é o mínimo que se deve haver no comércio, as tarefas que vem além disso é um diferencial que você tem, e como nos dias de hoje o cliente busca mais do que a compra, também a experiencia, ao entrar em uma loja que é limpa, organizada, tem bom atendimento e além de tudo ainda trabalha seu PDV de forma dinâmica, interativa e criativa, ele nunca mais deixará de mencionar como exemplo e comparação perante as outras empresas. Por isso, encante seus clientes, deixe-os surpresos com tamanha eficiência.
  • PDV – Localização na altura dos olhos: De forma relativa, é importante reconhecer e cruzar os dados obtidos através da pesquisa e observação do comportamento do público versos os produtos que são carro chefe da empresa, de modo que saiba elaborar as ações direcionados ao cliente, pois não tem como eu agradar alguém se eu não conheço essa pessoa. Por isso, e preciso reconhecer as principais práticas do cliente e usar disso para favorecer a empresa. A técnica da altura dos olhos, diz respeito ao comportamento do consumidor quando está na loja física e geralmente compra os produtos das marcas que estão mais visíveis nas prateleiras, isso porque o cliente geralmente não tem muito tempo para procurar os produtos. Por isso, sua interatividade na loja dever ser facilitada.
  • Conheça o comportamento do seu consumidor: Você só conhece uma pessoa se passa um determinado período de tempo com ela, porque convive e reconhece suas principais escolhas, suas motivações e os principais influenciadores da tomada de decisão. Com o público não é diferente, não basta ficar só na teoria quando se trata de conhecer o consumidor, nem mesmo entender só sobre o produto sem focar em quem vai comprar. É preciso fazer pesquisas de mercado e se possível, entrevistas com os principais clientes da loja, realmente demonstrando que se interessa por ele, ao mesmo tempo que se obtém os dados para fins internos. Existem diversas formas de recolher esses dados, podem ser por meio de entrevistas, questionários, enquetes, campanhas, entre outros métodos de extrema relevância que valem muito a pena. Para você ter uma ideia, tem empresas que levam tão a sério os dados do consumidor para elaborar estratégias de melhoria, que compram bancos de dados ou contratam empresas que levantem esses dados para ela. Portanto, leve a sério o seu cliente.
  • Saiba quem é seu Shopper: Muitas empresas não sabem disso, mas há uma grande diferença entre clientes / consumidores e o shopper. O cliente é a pessoa que consome o produto, mas não necessariamente compra, já o shopper é o que compra sem necessariamente o consumir. Portanto, o shopper é o decisor da compra, ele é quem estuda, realiza, avalia os riscos e custo/benefício, passa pelo momento da compra e por fim decide. Então, suas vendas devem ser direcionadas não somente para o cliente, mas principalmente para o shopper.

Agora que estamos entrando numa nova estação, não é o momento de maneirar com as estratégias, pelo contrário, é o momento de arregaçar as mangas e partir para criar novas estratégias de mercado. Use essas dicas para aperfeiçoar seu modelo de negócio. Para maiores informações é só contar com a A.S Business.

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