O que é omnichannel e como pode agregar na empresa?

Nós, da A.S Business, participamos da 18ª Feira de Beleza no Projac nas últimas semanas, e para quem acompanha nossas informações com frequência, veiculamos os principais acontecimentos, pois estamos sempre preocupados com a interação dos nossos consumidores nos meios em que estamos presente, isso porque são diversos canais. Para explicar um pouco mais sobre essa abordagem, vamos falar sobre Omnichannel.

Ser omnichannel não é somente estar presente nos variados canais de venda, é também saber integra-los de forma estratégica conforme o planejamento da empresa. Essa abordagem é focada no shopper, aquele que compra o produto, mas não necessariamente o que consome, por exemplo, o pai que compra um presente de Dia das Crianças e o namorado que compra um presente de Dia dos Namorados, nesse caso o público-alvo é quem investe em determinado produto ou serviço ou quem dispõe do dinheiro no processo de compra. O objetivo de utilizar o processo omnichannel é aperfeiçoar não somente a compra, mas a experiência do consumidor nesse processo, para que o mesmo torne-se fiel à empresa, além disso, facilitar a procura pela conveniência independentemente de onde esteja.

Acontece que, nos dias de hoje o consumidor tem uma infinidade de opções em diversas empresas, seja qual for o segmento, portanto, é importante que a própria empresa esteja visível e pronta para atender e abordar o consumidor da melhor forma possível, focando nas experiências, então, se esta for inesquecível, certamente, haverá fidelidade por parte dos consumidores. Sabendo que o cliente tem várias opções de compra, ser uma empresa visível não é diferencial, deve haver visibilidade de forma estratégica por parte do planejamento organizacional.

Quando se trata de abordagem multicanal, é importante que os clientes não sintam as mudanças de canais de modo que tenham preferências, pois assim a empresa recebe lead em todos os canais de venda, além de facilitar o processo de compra e venda para ambos, pois o contato é viabilizado. O consumidor que é surpreendido com uma empresa presente onde quer que ele estiver, ativa, sempre ali para atende-lo, sanar suas dúvidas, entender a necessidade, entre outros infinitos comportamentos do cliente para com a organização, é com certeza, um possível contato fiel aos serviços e produtos da mesma.

Já que mencionamos o comportamento do consumidor, podemos citar o modelo AIDA, que diz respeito à reação do cliente frente a aquisição de um produto, destrinchando seus processos até a decisão da compra. Pensada e desenvolvida por Elmo Lewis, em 1898, a teoria da sigla AIDA, significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Dessa forma, o consumidor a) Conhece o produto e desperta atenção sobre seus atributos; b) Descobre seus benefícios e identifica o nível de interesse pelo que pode ser ofertado; c) Sente desejo de adquirir o produto com base no que foi apresentado; d) Finalmente, é concretizado a compra a partir de todos os processos já realizados. É importante ter conhecimento desse processo para que seja possível levar aos consumidores a solução de suas necessidades com o objetivo de promover o maior nível de satisfação possível. Quando pensamos em omnichannell na visão do consumidor, podemos enquadra-lo na fase de Atenção, quando ele reconhece os produtos e serviços ofertados e abre preceitos para iniciar o processo de compra de forma intuitiva e dinâmica.

Além de conhecer os processos de comportamento do consumidor e promover sua satisfação, vale ressaltar que, a empresa deve saber o melhor momento para começar a investir em omnichannel como nova abordagem ao cliente, respeitando suas fases, assim como as do cliente. Pois, é necessário que a empresa esteja preparada para o investimento e tenha estrutura para isso, onde seus processos são ligados e já funcionam como uma linha de produção eficiente. O melhor momento para iniciar o processo de multicanais varia de empresa para empresa, no entanto, para quem quer evitar maiores riscos, nada melhor do que aguardar a Fase de Maturidade da empresa, onde todos os procedimentos já foram desenhados e a cultura da empresa já está alinhada com toda sua rotina.

Toda empresa e produto tem ciclo de vida, começando por a) Introdução no mercado, após um estudo complexo de macro ambiente; b) Crescimento, onde existe a definição do proceder da empresa, tendo em vista inúmeros fatores internos e externos; c) Maturidade, que já assume uma postura firme no mercado, fidelidade do público e mantem seu posicionamento; d) Declínio, existe quando o que a empresa oferta já não é mais novidade, pois o mercado inovou conforma percebeu as mudanças sociais. Não é possível definir com precisão o tempo que cada fase percorre, pois há fatores de variação como tipo de empresa, segmento, nicho, mudanças no ambiente externo, entre outros, no entanto, podemos dizer que a melhor fase para a empresa se reinventar é no seu Declínio, porque é nesse momento que ela pode definir novas estratégias para se manter no mercado de atuação, é aí que entra os planejamentos de marketing, reposicionamento e estratégias organizacionais para trazer novidade ao público, bem como mantê-los.

Logo, vemos que não é impossível inovar hoje, tendo em vista as constantes mudanças do público, basta estar atento às ferramentas e novidades tecnológicas, que auxiliam o mundo dos negócios. Com relação a abordagem omnichannel, é uma estratégia excelente, mas deve ser planejada antes de veiculada para manter uma comunicação alinhada em todos os canais, sendo assim, além de promover visibilidade e estar atrelada às inovações digitais, a empresa promove uma experiência única ao seu consumidor.

Com a A.S Business você pode sabem muito mais, entre em contato conosco!

Posts Recentes

Como aplicar o BI ou Inteligência de Negócios na pequena ou média empresa

21/06/2024

Estação de gripes e resfriados, um bom negócio?

28/05/2024